O perigo dos rótulos em ideais
Rótulo é um termo que deriva do latim rotŭlus. Trata-se daquela inscrição que se situa sobre algo para indicar o que é, para onde é enviada, para que serve, etc.
Já um ideal é um princípio ou valor que atua como uma meta. Ideais são particularmente importantes na ética, pelo fato de que eles tendem a determinar o grau com que as pessoas se revelam como reais e sinceras.
Durante muito tempo as pessoas se utilizam de rótulos para definir um ou mais ideais, porém ao longo do tempo os ideias que utilizam rótulos mudam e fica uma cagada só por exemplo:
O cristianismo já teve o ideal de amar o próximo e a deus como o o próprio Cristo instruiu (pode acreditar que é verdade isso).
O feminismo já foi uma doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade.
Existem muitos outros movimentos que levam um rótulo e na sua maioria as pessoas aderem e sem conhecimento levam a frente suas próprias ideias sobre aquilo levantando a mesma bandeira.
Acredito que a única forma de ter uma sociedade mais equilibrada é ter movimentos em que os rótulos fosse o próprio ideal, por exemplo : Buscar Paz, equilíbrio, bondade, honestidade, igualdade, sustentabilidade entre outros.
Nenhum comentário :
Postar um comentário